sábado, 25 de abril de 2009

CENTÉSIMAS VIGÉSIMAS-OITAVAS

Palavras ermas são palavras livres. Só isso. E talvez hoje fosse melhor todos pouparem nas palavras e gastarem mais em viver simplesmente a liberdade. As palavras mal empregues estragam a liberdade. Olhem só que belo exemplo este.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-SÉTIMAS

Sempre me preocupou o facto de me saber muito bem estar longas horas calado. Sem a intimação da fala. Pensando sem ver. Observando sem pensar. Ocorrendo-me simplesmente ideias, muitas delas que nunca chegaram ao verbo. Sempre me preocupou tanto quanto o prazer que retiro do silêncio. E esse é que é o problema. Vai-se perdendo hoje a liberdade de falar ou estar calado. Quando se opta pelo silêncio é-se tomado de ponta nos convívios, suspeitam de milhentas conjecturas, cada uma mais grave que a outra e, mais recentemente, até nos passam raspanetes por não termos atendido o telemóvel à primeira. Ide bugiar todos!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-SEXTAS


Hoje foi dia de futebol. E lá voltei a ouvir o anacronismo de que muita gente torceu pelo Porto porque este é um clube português. Francamente não entendo, nos dias que correm este argumento nacional de preferencia clubística. Para começo de conversa o futebol é uma arte e não me consta que se aprecie uma obra de arte em função da nacionalidade dos artistas. Mas prosseguindo: o que define a "nacionalidade" de um clube de futebol hoje em dia? A nacionalidade do proprietário? O local da sede da sociedade proprietária? A nacionalidade dos treinadores? A nacionalidade dos jogadores? O local onde o clube nasceu? Entendam-se, por favor. Para mim, o Benfica é uma mini-sociedade das Nações, o F. C. Porto é um género argentino, o Chelsea é luso-russo, o Manchester United é muito português e o Liverpool está mui guapo. A paixão clubística, incluindo a minha é de génese irracional. O resto é conversa de intelectuais.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-QUINTAS

Agradeço ao Delito de Opinião o delito que acabou de cometer ao estabelecer ligação directa para este blogue ermo. Mais uma simpatia. Imerecida.

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-QUARTAS


Para hoje e dias seguintes, um alimento tradicional e saboroso. O folar. Este vai segundo a receita da Dina.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-TERCEIRAS

Tenho uma atracção especial por estar em sítios a contra ciclo. Por exemplo, estar numa cidade vazia por estar em fim de semana prolongado. Por exemplo, estar numa escola vazia porque decorrem as férias da Páscoa. Gosto, enfim, de estar em sítios ermos. Ouvir os silêncios. O barulho singelo da folhagem das árvores ao vento. Circular por entre pedras, paredes, portas e janelas cheias de inconfessáveis segredos.

sábado, 4 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-SEGUNDAS

Má sorte ter sido puta. A palavra dos Acordos Desortográficos é uma minhoca bailarina. Brinca aos lábios, esquiva-se como um esquilo saltitão, ri-se das armadilhas que vai semeando, impune, rabina, esquiva, por essas bocas fora. A palavra igual, o vocábulo dito, é uma desigualdade à nascença. A mesmíssima filologia na boca de uma puta não vale nada. A filologia só vale na boca dos senhores e das senhoras. Quem foi puta, está escrito nas estrelas, não tem credibilidade, diz o léxico hipócrita vigente na sociedade das sombras. É oficial. Cuidado com as dúvidas...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS-PRIMEIRAS

A Júlia conhece-me bem, é uma boa captadora de espiritualidades. Se as palavras são ermas é porque não gostam de muito eco... mas nunca se pode esquecer que quem escreve, escreve sempre na esperança de que alguém leia. É assim como uma segunda natureza.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

CENTÉSIMAS-VIGÉSIMAS

Quem já leu o Acordo Ortográfico ponha o dedo no ar! Vêem, vêem? O que interessa é a palavra, não a regra da palavra. Cada produtor de palavra emite-a ou grafica-a como o seu espírito manda. Se os acordos ortográficos da vida valessem alguma coisa, a não ser para efeitos industriais, quantos livros que lemos e gostamos passariam a monos de letras remetidos para os stocks a abater?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CENTÁSIMAS-DÉCIMAS-NONAS

Oh diabo! Esta é que nunca me tinha passado pela cabeça. Ser o blogue da semana para um tão conceituado Delito de Opinião é socialização blogoesférica que assusta qualquer ermo!... Mas, deixemo-nos de tretas, é uma sensação boa. Agradeço ao Jorge Assunção a escolha.